quinta-feira, 28 de maio de 2009



Atividade Avaliativa da Educação Infantil



Desde 1998, a responsabilidade pelo atendimento das crianças de 0 a 6 anos, passou para a Secretaria Municipal da Educação, respeitando a LDB que iniciou o processo de transição da educação infantil da esfera da assistência social para a esfera da educação. A partir de então, buscou-se imprimir um padrão de qualidade social ao atendimento além da incansável luta pelo aumento do numero de vagas.
Na rede municipal de São João da Barra, o professor trabalha a proposta entendendo que as crianças têm diversas linguagens - oral, matemática, musical, corporal - as quais devem ser desenvolvidas desde as séries inicias. Brincadeiras e interações com os colegas de outras idades fazem parte do processo de ensino e atividades em que a criança aprende.
Com uma maior preocupação pedagógica, iniciou-se a partir de 2008, a aplicação da Atividade Avaliativa da Educação Infantil, direcionada aos alunos do P2 e baseada no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil que visa, dentre outros objetivos, a utilização das diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
Desta forma, a atividade foi elaborada priorizando as competências e habilidades seguintes:

· Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional;
· Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participa;
· Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
· Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
· Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano;
· Produzir livremente a escrita;
· Identificar e escrever os numerais de 0 a 9;
· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas e as contagens orais;
· Desenvolver o conceito de classificação.


Portanto,no último bimestre deste ano(2009), estaremos realizando nas unidades escolares a Atividade Avaliativa nas turmas de P2 da Educação Infantil e lembramos aos educadores que atentem para as competências e habilidades solicitadas.

Abraços!
Coordenação Pedagógioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário