domingo, 31 de maio de 2009

Como está a EJA no Município de São João da Barra ?

Uma História de Resgate social:

Presenciamos atualmente aceleradas mudanças nas relações sociais, políticas e econômicas, num mundo que aumenta o individualismo enquanto amplia uma centralização econômica e reduz ao mesmo tempo a responsabilidade do Estado lançando-as aos Municípios. Vê-se diminuídos os direitos sociais básicos, o que contribui muito para uma sociedade menos solidária, que não se pauta na coletividade, na justiça e na igualdade. Ao mesmo tempo, presenciamos uma “naturalização” dessas relações, como se fossem as únicas possíveis, limitando a ação dos indivíduos a agentes incapazes de construir sua própria história. Temos, porém visto a EJA em nosso município ser um canal transformador de idéias para ampliar e melhorar a maneira de vivermos em sociedade!

“A Educação de Jovens e Adultos, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9394/96, nos artigos 37 e 38, apresentam-se como uma modalidade de ensino a ser oferecida a todos os cidadãos, potencialmente trabalhadora, constituída por jovens e adultos, que não tiveram acesso à educação em idade própria.”
(SAVIANI, 2003).

Em uma análise bem direta podemos dizer que foram proveitosas todas as ações e atividades bem como os fechamentos dos quadrimestres na EJA em anos anteriores. A EJA no município de São João da Barra está entrando em um estágio de transformação, saindo de uma etapa em que a modalidade passa do período de transição e do esforço individual dos profissionais, partindo para uma etapa de estudo e reflexão para futuras mudanças.


Um grande beijoo
Coordenação Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário