quinta-feira, 28 de maio de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA PARTICIPA DA
JORNADA PEDAGÓGICA 2009 NO ESPÍRITO SANTO

A Jornada Pedagógica 2009, organizada pela Máxima Eventos, aconteceu neste mês de maio e reuniu cerca de 1.200 educadores para discutir temas sobre Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
São João da Barra esteve presente, representado pelas coordenadoras Érika Alves e Wanessa Vilella, que parabenizam o evento, pela organização e pela escolha de seus palestrantes – Celso Antunes, Lucia Fidalgo, Max Haetinger, Ana Ruth Starepravo, André Trindade,Sandra Bozza, Júlio Furtado e João Collares. Vale ainda destacar a apresentação fascinante dos Tapetes Contadores.
Segundo a organização do evento, a criança e a educação infantil estão caminhando juntas, em harmonia num universo de fantasia, conhecimento e descobertas. Toda criança que tem a oportunidade de estar na escola desde a educação infantil, com certeza ingressará no ensino fundamental de maneira mais madura, investigativa e socializada, disposta a interagir e compartilhar saberes.Já nas séries iniciais do ensino fundamental, que é considerada uma fase essencial para a criança, estará sendo possibilitado o estímulo, o enriquecimento e a valorização do mundo através do novo que é trazido e aprendido na escola.
Celso Antunes abriu a Jornada Pedacógica, afirmando que "o foco deve ser o aluno e não o professor". Abordou as novas maneiras de ensinar que implica em se assumir uma filosofia que muda o eixo do processo ensino-aprendizagem, deslocando-a do professor e passando-a ao aluno e o domínio desses fundamentos produz inevitável mudança no conceito de aula, de matéria a ser ensinada, das linguagens e inteligências que se explora, das competências que se propõe e da própria postura do professor diante do saber e da aprendizagem.
O professor Max Haetinger falou da importância do jogo na aprendizagem escolar e que desde os primeiros anos de vida, os jogos e brincadeiras são nossos mediadores na relação com as coisas do mundo. Do chocalho ao videogame, aprendemos a nos relacionar com o mundo através dos jogos e brincadeiras. Por este motivo o jogo tem um papel de destaque na educação infantil, pois ele é a base do desenvolvimento cognitivo e afetivo do ser humano. O jogo possui aspectos fundamentais para a aprendizagem racional e o emocional.
A Matemática é considerada um "bicho papão" por todos e a professora Ana Ruth Starepravo levantou a seguinte questão: " Mas como o professor de Matemática pode fazer para amenizar e reverter esse problema? O modelo de ensino adotado por grande parte das escolas ainda consiste na apresentação de conceitos, seguidos da exemplificação e de numerosos exercícios de fixação, o que coloca o aluno no papel de espectador."
Em breve, estaremos aqui expondo artigos sobre os palestrantes aqui citados, falando do "Corpo na educação infantil", "Alfabetizar cantando: a ludicidade a serviço da leitura e da escrita" e "Literatura infantil e o contar histórias no cotidiano escolar: imaginar, aprender e gostar"


Abraços!!
Coordenação Pedagógica

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