terça-feira, 9 de junho de 2009

IDEIAS





Música na Educação de Jovens e Adultos
“Sonhamos com uma escola que, sendo séria, jamais vive sisuda. A seriedade não precisa de ser pesada. Quanto mais leve é a seriedade, mais eficaz e convincente é ela. Sonhamos com uma escola que, porque séria, se dedique ao ensino de forma competente, mas, dedicada, séria e competentemente ao ensino, seja uma escola geradora de alegria.O que há de sério, até de penoso, de trabalhoso, nos processos de ensinar e aprender, de conhecer, não transforma este quefazer em algo triste. Pelo contrário, a alegria de ensinar e aprender deve acompanhar professores e alunos em suas buscas constantes. Precisamos é remover os obstáculos que dificultam que a alegria tome conta de nós e não aceitar que ensinar e aprender são práticas necessariamente enfadonhas e tristes. É por isso que ... eu falava de que o reparo das escolas, urgentemente feito, já será um pouco mudar a cara da escola do ponto de vista também de sua alma”
(Paulo Freire).

BEIJOSSS Coordenação Pedagógica.

Um comentário:

  1. Começando pelo texto de Paulo Freire (Ícone) e com essas Figuras de Som tendo a Pauta Musical como fundo e seus modos de andamento, fica simplesmente perfeito tudo que foi dito na matéria! Que essa analogia altere diversos sons e que se produzam novas percepções, causando efeitos de alta qualidade e haja sonoridade dentro de cada um de nós! Um eco intermitente...
    Tomara que essas notas subam e galguem frequências altíssimas, e possa haver um crescimento cada vez maior no nosso ensino!

    Equipe Amaro Souza Paes

    ResponderExcluir