segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto de Educação Patrimonial

Palestras enfocando arqueologia e as populações indígenas, exposição de painéis sobre arqueologia, história regional e patrimônio histórico, além de oficinas direcionadas à cerâmica com base nas técnicas da população indígena pré-colonial. Esse conteúdo engloba o projeto de Educação Patrimonial que percorre, nos meses de abril e maio, escolas da rede pública municipal de ensino do quinto distrito de São João da Barra.
Promovido pelas empresas LLX e Anglo American, o projeto tem como parceira a secretaria municipal de Educação e Cultura e consiste em uma das ações mitigadoras e educativas relacionadas às intervenções arqueológicas realizadas no município em decorrência da instalação do porto do Açu. O público alvo são alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental de cinco unidades escolares.
A primeira escola a receber o projeto, na primeira semana de abril, foi a José Alves Barreto, na localidade de Mato Escuro. Na última semana 70 estudantes da Luiz Délio Mendonça, em Campo de Areia, tiveram a oportunidade de ver os painéis, de assistir as palestras e se divertiram e aprenderam nas oficinas. A partir dessa segunda-feira (19), será a vez da Escola Chrisanto Henrique de Souza, no Açu. Completam o calendário as escolas Luis Gomes da Silva Neto, em Enjeitado, e Manoel Luis Nogueira, em Quixaba.
Segundo a arqueóloga Nanci Vieira de Oliveira, responsável coordenação do projeto em São João da Barra, a divulgação e o conhecimento das pesquisas arqueológicas por meio da Educação Patrimonial são fundamentais; tanto ao nível do cumprimento da legislação pertinente ao patrimônio histórico-cultural, como também nas ações educativas visando o resgate histórico e a conscientização da população em termos da preservação e proteção do mesmo.
Nossos alunos agradecem essa maravilhosa oportunidade de conhecimento!
Abraços!
Coordenação Pedagógica

Um comentário:

  1. Olá Meninas.....
    O Projeto Educação Patrimonial e Arqueológico foi maravilhoso!
    Os alunos e nós, professores, redescobrimos e descobrimos informações valiosas para o nosso conhecimento.
    Queremos agradecer ao grupo que aqui esteve e também ao pessoal da Sec. Meio Ambiente , em particular ao André Pinto que muito contribuiu para a Palestra.
    A escola José Alves estará sempre aberta a todos os eventos da educação Saojoanense.
    Abraços&beijos em todas vocês.

    ResponderExcluir