domingo, 29 de maio de 2011

ANO INTERNACIONAL DOS POVOS AFRODESCENDENTES É TEMA DE DEBATE EM SÃO JOÃO BARRA/RJ




            A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, por meio da Coordenação de História, promoveu nesta sexta-feira, no Auditório Municipal, palestra com aproximadamente 130 alunos do EJA, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental sobre a importância do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.
            Segundo o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, este Ano Internacional oferece uma oportunidade única para que sejam redobrados os esforços na luta contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e outras formas de intolerância que afetam as pessoas de ascendência africana em toda parte.
            Para a coordenadora de História, Aurinéri Rodrigues de Souza Leite, o evento objetivou chamar atenção a para a programação do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes que está acontecendo no mundo todo. “A nossa intenção foi trabalhar com os alunos questões sociais, valores, racismo, discriminação e preconceito”, comentou Aurinéri.
            – Este é o momento para reconhecer o papel das pessoas de ascendência africana no desenvolvimento global e para discutir a justiça para atos discriminatórios correntes e passados que levaram à situação de hoje – declarou o secretário, acrescentando que alguns dos mais importantes desafios que enfrentam as pessoas de ascendência africana dizem respeito à administração da justiça e seu acesso à educação, emprego, saúde e habitação.
            O coordenador de eventos da Fundação Zumbi dos Palmares, Elvio Gomes Cordeiro, palestrou sobre o livro de sua autoria CaruKango que conta a história de um personagem trazido como escravo de Moçambique para a região. “O livro retrata a vida do príncipe Carukango mostrando como ele lutou e foi preso, quando pretendia levar todos os escravos de volta para a África, morrendo por este ideal”, relatou, ressaltando que o Quilombo Carukango ficava entre o município de Conceição de Macabu e a região do Imbé.
Já no Ciep Municipalizado Glayds Teixeira, o instrutor do Grupo Caymã Capoeira, Chicão de Assis, palestrou sobre o “Lamento Negro”, que conta a trajetória dos negros africanos até o Brasil em ritmo de poesia e logo depois cerca de 32 alunos do Grupo Caymã Capoeira, que tem como presidente Mestre Peixinho, fizeram uma apresentação de roda de capoeira.
            O encontro reuniu alunos das municipais Amaro de Souza Paes, de Grussaí, Chrizanto Henrique de Souza, do Açu, José Alves Barreto, de Mato Escuro, Luiz Gomes, de Enjeitado, e Domingos Fernandes da Costa, da sede do município.

CRÉDITOS  DA REPORTAGEM A COMUNICAÇÃO DO PORTAL DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA.

Um comentário:

  1. Olá Meninas da educação infantil. Estive aqui no blog, amei tudo que vi e vcs estão de parabéns. Continue trabalhando pelas crianças.
    Umbeijo enorme.
    Prof. Dr. Geraldo Almeida

    ResponderExcluir